Minerais radioativos e geologia médica.
Existem na crosta terrestre em bom número minerais contendo elementos radioativos como urânio e tório.Esses elementos emitem produtos radiotivos que podem ser extremamente nocivos para a saúde.
O uso dos produtos radioativos controlados tem sido benéfico para a humanidade em geral.No entanto quando usados em larga escala como acontece nas usinas nucleares, há sempre o risco de acidentes.Neste caso a exposição a radioatividade pode ser extremamente danosa para a vida no Planeta Terra.Alguns acidentes já ocorreram sendo o mais recente que se tem notícia o que abalou o Japão como decorrência de um forte sismo seguido de tsunamis.
Há necessidade de se questionar sempre com relação ao uso de produtos radioativos pois qualquer descuido pode ser fatal.No Brasil ficou tristemente célebre o caso do Césio deixado por descuido em depósito abandonado e levado por inocentes para casa com consequencias terríveis.
São radioativos minerais como uraninita, monazita, thorita e vários outros contendo urânio, tório e outros elementos radioativos. A presença desses minerais torna a rocha ou sedimento automaticamente radioativo.
sexta-feira, 25 de março de 2011
RADIOATIVIDADE
Marcadores:
césio,
geologia médica,
geomedicina,
monazita,
radioatividade,
tório,
uraninita,
urãnio,
usinas nucleares
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário